Mais detalhes sobre nossa metodologia

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Formação de alunos críticos e autônomos :

Trabalhamos a criticidade e autonomia, com atividades contextualizadas ao resgate da cultura popular, além disso damos ênfase à reflexão diante das diferenças e do papel do cidadão na construção de um mundo melhor.


Formação de alunos criativos:

Ressaltamos a arte como ferramenta imprescindível no estimulo e desenvolvimento do processo criativo da criança.Promovemos constantemente atividades que permite o contato direto do educando com os fenômenos científicos e culturais, assim como: argila, horta, artes cênicas, artes plásticas, música, dança, esportes e toda possibilidade no estimulo e desenvolvimento das Inteligências Múltiplas.


Pesquisa com método científico:

Por meio do projeto Ciência em Tempo Real, os nossos mestres transformam a sua sala de aula em um ambiente de aulas experimentais, permitindo sentido prático e lógico, transportando os conteúdos para a realidade de cada educando.


Participação dos pais:

Dispomos de uma equipe de plantão, a inteira disposição da família do educando, podendo desta forma agendar quantas vezes for necessária uma reunião particular com a nossa equipe Pedagógica.


Socialização dos alunos:

Uma das grandes missões de uma instituição educacional comprometida com a formação emocional, biológica e cognitiva de seus educandos é desenvolver atividades que permita o aluno trabalhar a sua inteligência intrapessoal e interpessoal, diante de dinâmicas de grupo, releitura de obras artísticas, leitura de textos, aulas extraclasse e muito mais.


Carga Horária:

A nossa carga horária é de acordo com os pressupostos teóricos da grade curricular do MEC (Ministério da Educação), que além das disciplinas básicas do currículo (português, matemática, ciências, história, geografia, inglês e educação física) ainda oferecemos em tempo real aulas de informática, xadrez, artes, cidadania, e laboratório.


Livros didáticos e paradidáticos:

O material didático deve estar em sintonia com o nosso projeto Pedagógico, nele detectamos a presença de jogos, brinquedos e inúmeras atividades contextualizadas a realidade da criança. As obras adotadas são recomendadas pelo Ministério da Educação. (www.jnde.gov.br).


Inteligências Múltiplas

Howard Gardner, um neuropsicólogo da Universidade de Harvard, apresentou sua teoria em seu livro intitulado “Margens da Mente: A teoria em seu livro de inteligências Múltiplas ” em 1983, onde define a inteligência como a capacidade de resolver problemas do cotidianos, para gerar novos problemas, para criar produtos ou para oferecer serviços dentro do próprio âmbito cultural.

No momento de nos desenvolvermos nesta vida não basta ter uma grande bagagem acadêmica. Ter sucesso nos negócios, nos esportes, requer inteligência, mas em cada campo utilizamos um tipo distinto de inteligência. Nem melhor, nem pior, apenas diferente.Ao defini-la como capacidade, convertemos a inteligência em uma destreza que pode ser desenvolvida.

A palavra operacional do ponto de vista das inteligências é “múltipla”. Esse termo deriva das investigações feitas por Gardner em neuropsicologia, que sugerem a presença de zonas no cérebro humano correspondentes, pelo menos de modo aproximado, a determinados espaços de cognição. Ainda que seja uma tarefa difícil dizer claramente quais são essas zonas, existe um consenso de que cada uma delas pode expressar uma forma diferente de inteligência, que são:

Octágono das inteligências múltiplas


Estimulo a leitura:

Cria-se um leitor desde a mais tenra idade e uma das maneiras de fazer isso é satisfazer a necessidade de escutar histórias. Além disso, é importante que as crianças vejam seus pais e professores lendo e que tenham livros ao seu alcance.


Projeto construído pelos professores

Uma vez no mês programamos uma reunião entre a equipe docente e a pedagógica, visando avaliar os aspectos metodológicos e o rendimento atitudinal de cada aluno de acordo com as atividades propostas em sala de aula. Além disso, os nossos professores semanalmente promovem avaliações semanais, por meio de uma planilha anaminese que é entregue a coordenação, mediante as dificuldades apresentas submetemos os casos específicos a uma mesa redonda, onde participam pedagogos, psicóloga, fonoaudióloga e o professor da ciência a fim, de promovermos um estudo mais aprofundado do caso, logo após a construção do quadro diagnostico, elaboramos em sintonia com a família uma intervenção, visando proporcionar o Máximo de qualidade de vida para o nosso aluno.


Tecnologia:

Por meio da tecnologia as crianças podem aprender cores, números e objetos diante de uma linguagem diferenciada. O que antes era exibido por cartazes, lápis de cor, quadro negro e giz. Agora, são substituídos por uma metodologia tecnológica, realizado por softwares voltados ao público infantil, respeitando as fases cognitivas de cada um. Ex: desenvolvemos programas na telinha do computador, onde as crianças desenvolvem conhecimento através de música, vídeos, fotografias e jogos educativos.


Respeito ao ritmo do aluno e necessidades especiais:

É natural que alunos apresentem diferenças em seu desenvolvimento em relação ao grupo em sala de aula. Alguns aprendem matemática, História, enquanto outros demonstram dificuldades em ler, já outros apresentam uma facilidade inexplicável para a música ou com atividades motoras ou até mesmo corporais. È cada vez maior os quadros diagnósticos de crianças imperativas e disléxicas. A escola deve ter um planejamento estratégico para trabalhar as diferenças.


Aulas extraclasse:

Sabemos que não há escola perfeita. Ela é um espaço de interação entre pessoas diferentes, ninguém pode garantir que tudo ocorrerá bem.Entretanto, estamos sempre antenados em trazer em tempo real a aplicabilidade dos conteúdos científicos para a vida de nossos educandos.Para isso promovemos também durante o ano letivo, diversas atividades extraclasses que permitem a descoberta de conhecimentos distintos e contribui de forma efetiva para socialização.


Avaliação:

É natural que alunos apresentem diferenças em seu desenvolvimento em relação ao grupo em sala de aula. Alguns aprendem matemática, História, enquanto outros demonstram dificuldades em ler, já outros apresentam uma facilidade inexplicável para a música ou com atividades motoras ou até mesmo corporais. È cada vez maior os quadros diagnósticos de crianças imperativas e disléxicas.A escola deve ter um planejamento estratégico para trabalhar as diferenças.


Dividimos a avaliação em 3 partes: Verificação em Tempo Real, Sondagem e Atitudinal.

1- Verificação em tempo real: A verificação em tempo real interdisciplinar é uma forma revolucionária de produzir a aplicabilidade do conhecimento cientifico na vida do educando, visando avaliar também, autonomia, socialização e participação. As atividades são realizadas em ambiente extraclasse, visando quebrar o que poderíamos chamar de rotina. Neste novo ambiente, criaremos para cada ciência, várias situações problema, que exigirão conhecimento cientifico, raciocínio lógico nas múltiplas inteligências que se particularizam entre cada educando.

2- Sondagem: Uma das grandes dificuldades, que dificulta a questão da avaliação do rendimento escolar, é se pensar que a avaliação escrita somativa é o único meio de análise dentro do processo, fazendo com que o ensino se viabilize em função da própria avaliação. Quando, na verdade, a avaliação no palco da educação é um ator coadjuvante. A avaliação que chamamos de Sondagem deve ser a decorrência de um processo normal de aprendizagem.

3- Atitudional: Neste terceiro momento os nossos educadores promovem um ciclo de conversação a respeito de todo o trabalho desenvolvido durante a unidade. Com o objetivo de avaliar a aprendizagem do educando por meio de diversas vertentes, ou seja, sublimando as diferenças que são inerentes a cada indivíduo, desta forma avaliamos o aluno como um todo, que é evidentemente dividido em partes (teoria do octágono das inteligências múltiplas). E sendo assim, podemos contemplar a aprendizagem, particularizando-as aos limites individuais de cada um.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Siga-nos nas redes sociais